{Batatas fritas super crocantes}

Todos nós gostamos daquelas batatas fritas crocantes, iguais às dos restaurantes de fast food. É verdade que as batatas fritas são bastante calóricas, mas já que vamos 'fazer estrago' pelo menos que sejam as melhores! Há um truque que vou partilhar hoje com vocês e que resulta sempre!

É bastante simples, mas também é bastante importante o tipo de batata que escolhemos para fazer esta receita, para que esta tenha sucesso. Para fritar a melhor é a Asterix, aquela que tem a casca com um tom roxo, pois é uma batata com mais amido do que água na sua constituição. Espero que gostem!

{Batatas fritas super crocantes}

(para 4 porções)

INGREDIENTES:

- 4 batatas asterix grandes

-oleo q.b para fritar

-sal fino (a gosto) -água q.b para lavar

PREPARAÇÃO:

> Descascar as batatas e cortar em palitos longos. Lavar as batatas em água.

> Colocar o óleo a aquecer, até estar bem quente (ver a dica no final). Secar as batatas com um pano limpo até ficarem secas, e quando o óleo estiver bem quente colocar as batatas a fritar até estarem bem moles e ainda não bem fritas, nessa altura retirar para um prato com papel absorvente e colocar as batatas no frigorífico cobertas por película aderente ou por um saco de plástico.

> Deixar arrefecer as batatas por mais ou menos 15 minutos (quanto mais tempo estiverem no frigorífico melhor), entretanto deixar o óleo de fritar em lume baixo ou desligado.

> Aumentar a temperatura do óleo até estar novamente bem quente, e voltar a fritar as batatas ate ficarem coradas a gosto.

> Retirar para um prato com papel absorvente e pôr o sal a gosto. Acompanhar com molho (por exemplo ketchup).

DICA: Para saber quando o óleo está na temperatura ideal para fritar, o truque é molhar a ponta de um palito para espetadas de madeira (ou o cabo de uma colher de pau) em água e colocar no óleo, se ao fazer isto se formarem 'bolhinhas' à volta do palito quer dizer que está pronto para fritar!

Bons Cozinhados!

#batata #batatafrita #batatafritacrocante #batataasterix #truque #oleo #fritar