top of page

{Semifrio de limão}

Se a vida nos der limões? Fazemos um semifrio de limão, que combina muito bem com estes dias de maior calor. E o que também combina na perfeição é o 'recheio' deste semifrio com a sua cobertura que é, nada mais nada menos que, um lemon curd, mas mais ácido do que é habitual para contrabalançar com o 'recheio' mais adocicado.

Não há nada melhor nestes dias do que cozinhar sem ter que usar o forno, porque para receber calor basta apenas sair à rua. Experimentem e deliciem-se com esta sobremesa bem fresquinha!

{Semifrio de limão}

INGREDIENTES: para a base:

-120 gr de manteiga

-200 gr de bolacha tipo maria

para o recheio:

-400 ml de natas

-2 c.sopa de açúcar

-1 lata de leite condensado

-7 folhas de gelatina sem sabor

-7 c.sopa de sumo de limão (aprox. sumo de 4 limões)

-4 c.sopa de leite

para a cobertura (lemon curd):

-1 ovo M

-40 ml de sumo de limão

-50 gr de açúcar

-2 c.sopa rasas de manteiga

-rodela de limão (decoração)

PREPARAÇÃO:

> Forrar uma forma de mola com fundo amovível com papel vegetal, para facilitar quando for para desenformar.

> Partir as bolachas até ficar um género de 'areia' grossa (colocar num saco e partir com o rolo da massa ou num processador). Derreter a manteiga (fiz no microondas). Juntar a manteiga às bolachas, misturar bem e pressionar contra o fundo da forma, de forma a ficar uma base compacta. Reservar no frigorífico.

> Demolhar as folhas de gelatina em água fria. Aquecer o leite (fiz no microondas) e juntar a gelatina, depois juntar o leite condensado e por fim o sumo de limão. À parte, bater as natas com o açúcar até ficarem firmes. Envolver as natas no preparado anterior.

> Verter para cima da base de bolacha e levar ao frigorífico por mais 8 horas (mínimo 6h).

> Quando tiverem passado cerca de 3/4 horas, começa-se a preparar a cobertura. Levar ao lume o ovo batido com o sumo de limão e o açúcar, mexer até engrossar em lume brando. Retirar do lume e juntar a manteiga, até esta derreter por completo. Deixar arrefecer e colocar por cima do semifrio.

> Desenformar (deve ser fácil devido ao papel vegetal e à mola) e decorar com a rodela de limão no centro.

Bons cozinhados!

bottom of page